HIST RIA mercado pubLICO
Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o Mercado Público foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado como Bem Cultural, passou entre 1990 e 1997 por um processo de restauração, agregando mais qualidade a sua estrutura e recuperando a concepção arquitetônica original. Com as obras, o Mercado também ampliou o número de estabelecimentos comerciais. Além de oferecer bons produtos, procurando praticar uma boa política de preços, o Mercado Público tambémé um espaço para manifestações culturais e comunitárias.
DADOS
Inauguração: 03.10.1869
Projeto: eng. Frederico Heydtmann, realizado em 1861
Estilo arquitetônico original: neoclássico
Estilo arquitetônico atual: eclético (após diversas reformas)
Com a forma de um quadrilátero, foi originalmente tinha um pavimento e quatro torreões (nas esquinas).
Adaptando-se ao crescimento da cidade, passou por várias alterações, como a construção de chalés em madeira, na parte interna, .
Em 1912, foi construído o 2º pavimento para instalação de escritórios comerciais e industriais e repartições públicas.
O Mercado Público passou por várias alterações arquitetônicas e sobreviveu a enchentes, incêndios e ameaças de demolição:
Enchente: 1941;
Incêndios: 1912 (que destruiu os chalés internos), 1976,1979 e 2013;
Foi ameaçado, na administração Telmo Thompson Flores, de ser demolido para construção de uma avenida.
Em 12 de dezembro de 1979, o Mercado Público foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Lei 4.317/77).
Em 1990, a administração municipal organizou uma equipe multidisciplinar de técnicos para desenvolver o Projeto de Restauração com o objetivo de:
Resgatar a qualidade estética da edificação;
Qualificar a capacidade de abastecimento;
Valorizar os espaços de sociabilidade.
A reforma recuperou a percepção visual das arcadas, resgatou as circulações internas, criou novos espaços de convivência e implantou redes de infraestrutura