HIST RIA DO PIANO
INTRODUÇÃO
O Piano é um instrumento musical de cordas percutidas, munido de um teclado e de uma grande caixa de ressonância. O som é produzido pela pressão das teclas que acionam martelos de madeira revestidos de feltro que, por sua vez, fazem percutir as cordas. É dotado de dois pedais: o direito, quando pressionado, permite que as cordas permaneçam vibrando, mesmo que as teclas deixem de ser tocadas; o esquerdo, também chamado surdina, serve para diminuir o brilho da sonoridade.
ANTECEDENTES
Á quem atribua a sua origem ao monocórdio de Pitágoras, outros à Sambuca da Grécia antiga. Durante as cruzadas podemos encontra-lo na Alemanha, sob a denominação de Sambjut e, posteriormente, Saltério. Iluminuras e esculturas antigas representam o saltério como um instrumento cujas cordas se dividem em grupos de três, supondo-se afinadas em uníssono como o piano atual.
O saltério foi o verdadeiro precursor de todas as variedades de instrumentos de corda e teclado – espineta, virginal, clavicórdio, cravo. Considera-se o clavicórdio como o antecessor do piano moderno, não só porque tem cordas percutidas, e não beliscadas – como as do cravo, por exemplo – mas também pela sua sensibilidade ao toque e possibilidade de obter sons ligados e cheios de matizes, apesar de ténues.
CRIAÇÃO DO PIANO
Em 1709, Bartolomeo Cristofori, italiano da cidade de Pádua, fabricou o primeiro Pianoforte (piano = doce, leve e forte = alto, sonoro). A combinação das duas palavras enfatiza o potencial do piano em produzir fortes ou leves tons, dependendo somente de como suas teclas são tocadas. Seu mecanismo, composto por martelos, substituiu o sistema de cordas puxadas utilizado pelos cravos.
...............................................................................................