HIST RIA DA MICROBIOLOGIA
A ciência da microbiologia se iniciou há apenas 200 anos, mas a recente descoberta de DNA de Mycobacterium tuberculosis em uma múmia egípcia de 3.000 anos indica que os microrganismos têm estado por muito mais tempo ao nosso redor. Registros fósseis demonstraram que organismos procariontes, como as bactérias, já estão em nosso planeta há cerca de 3,5 bilhões de anos, sendo os mais antigos representantes até hoje conhecidos.
Os ancestrais bacterianos foram considerados como as primeiras células vivas a aparecer na Terra. Sabemos ainda muito pouco a respeito do que os povos ancestrais pensavam sobre as causas, a transmissão e o tratamento de doenças, mas sabemos que desde que o homem surgiu em nosso planeta, já convivemos com as bactérias e outros microrganismos.
As primeiras observações:
Uma das mais importantes descobertas na historia da Biologia ocorreu em 1665, quando o cientista inglês Robert Hooke observou uma fatia fina de cortiça (um tecido morto de origem vegetal) em um microscópio relativamente muito simples. Ele pôde observar a presença de pequenos compartimentos, que chamou de células.
A descoberta de Robert Hoooke marcou o início da chamada Teoria
Celular e as investigações subseqüentes tiveram como base essa teoria.
Apesar da importância da descoberta de Robert Hooke, as células da cortiça são bem maiores do que as de um pequeno micróbio e acredita-se que o cientista holandês Anton van Leeuwenhoek foi o primeiro a observar microrganismos vivos nas lentes de aumento de um microscópio de luz. Entre
1673 e 1723 ele escreveu diversas cartas para a Sociedade Real de Londres descrevendo os “animálculos” que ele viu através de seu microscópio. Essas
observações teriam sido decorrentes de amostras de água de chuva, suas próprias fezes e material raspado de seus dentes. Tais materiais foram identificados como representações de bactérias e protozoários.
Em 1861, o cientista francês Louis Pasteur demonstrou que os
microrganismos