Hist Ria Da Maquiagem
O uso da maquiagem ou substâncias para pintar o corpo e o rosto sempre foi uma prática comum entre povos com culturas mais primitivas. Antigamente se usava substâncias como o urucum, argila, carvão ou até mesmo pedras moídas. Abaixo vou contar um pouquinho sobre esse costume de embelezamento por épocas:
Antigo Egito
No Egito, a maquiagem era usada tanto pelos homens como mulheres, que realçava principalmente os olhos com hena. Uma curiosidade: os egípcios maquiavam os cadáveres, pois eles acreditavam que se eles ressuscitassem, precisariam estar bonitos.
Os faraós destacavam os olhos com misturas de metal pesado que davam o tom esverdeado para colorir as pálpebras e o khol definia o contorno dos olhos com misturas de pós de argila.
Cleópatra representou o ideal de beleza daquela época. Ela maquiava os olhos e sobrancelhas de forma que simulava os olhos felinos.
Grécia Antiga
Na Grécia era tão obsessiva o ato de se maquiar que eles tinham tropas de escravos que eram encarregados de maquiar e pentear seus senhores. As substâncias utilizadas para coloração eram semelhantes aos dos egípcios. Naquela época os espelhos não eram de vidro e sim de pedra polida. Haviam até especialistas que fabricavam os produtos para maquiagem e vendiam os preparados já prontos.
Idade Média
A Igreja Católica proibiu que as mulheres assumissem sua beleza e reprimiu de forma moral e religiosa. Achavam que as mulheres que usassem de artifícios de beleza estavam possuídas por demônios. Então a mulher passou a assumir um rosto pálido e inexpressivo.
Século XX
No século XX a maquiagem se consolidou. A mulher passou a exibir novamente um ideal de rosto jovial e iluminado, mas sem exageros. Usavam muito pó de arroz e por isso tinham ainda uma pele pálida.
Com as divas do cinema, Greta Garbo e Marlene Dietrich, as mulheres foram influenciadas pela beleza e começaram a utilizar de