Hist Ria Da Farmacia
Quando o Brasil Foi descoberto, os medicamentos já eram conhecidos há séculos pelos europeus. Desde a Antiguidade, já se manipulavam ervas para obter a cura das doenças de então.
- Corpus hippocraticum: Termo que se refere ao uso medicinal de várias especiarias como a pimenta, o cardamomo, o gálbano entre outros. - Breve comentário sobre a farmácia em Portugal
Em Portugal, em torno do século X, existiam os especieiros, pessoas que manipulavam as especiarias. Elas foram utilizadas em toda idade média, na Europa, para fins terapêuticos, entrando nas composições de medicamento, e até mesmo o açúcar era utilizado na produção de xaropes, pela necessidade de tornar mais saborosas as substancias.
Os boticários surgiram depois dos especieiros e coexistiram com estes durante certo tempo, por volta do século XIII.
O boticário surge com a botica, que tem o significado de armazém, depósito de drogas. Em 1338, o rei D. Afonso IV assinou um documento, determinando que todos os boticários de Lisboa fossem avaliados pelo médico do rei para exercerem a profissão.
Em 1449, uma Carta Régia concede privilégios aos boticários, garantindo a eles o direito ao porte de armas e á isenção de recrutamento militar, estabelecendo também controle real sobre as boticas, sujeitas á inspeção.
Brasil
Quando o Brasil foi descoberto, já havia uma produção florescente de medicamentos em todo o reino de Portugal. Esses medicamentos eram conhecidos como “remédio da civilização”, pois só chegavam aqui quando as expedições portuguesas, Francesas ou espanholas apareciam com suas esquadras. Nelas havia sempre um cirurgião barbeiro ou algum tripulando com uma botica portátil, cheia de vidrarias e pós-curativos.
As ervas indígenas
Os primeiros povoadores do Brasil valiam-se de recursos da natureza para combater as doenças, principalmente, as picadas dos insetos. A Mata Atlântica, a região do Descobrimento, era também local infestado de mosquitos das mais