PORTF LIO DE HIST RIA DA AM RICA III NOME
483 palavras
2 páginas
PORTFÓLIO DE HISTÓRIA DA AMÉRICA III NOME: MARIA ADRIANA COSTA CÓDIGO: 1181559 TEMA: POPULISMOAo longo dos tempos, estudos sobre políticas e medidas de dominação na América Latina, mostra como o populismo está fortemente presente.
Até hoje, grandes estudos sobre o tema, que remetem a partidos políticos e movimentos insurgentes, fomenta suas intenções a gerar ainda mais dominação perante os indivíduos, atuando na economia, na sociedade, na cultura e comportamento. Portanto, várias vezes afastando até mesmo os movimentos religiosos de seu território, fazendo com que o povo torne-se afastado perante o sistema de governo vigente de massas, e de grandes líderes partidários.
Hoje estudos ligados a problemas políticos trazem à tona o populismo latino-americano. Este fenômeno parece ser e estar freqüentemente presente nos atuais político-partidários em todo o globo.
Podemos afirmar que a passagem do Estado oligárquico para o populista está atrelada a idéia de ruptura, pois o segundo tipo de governo é incontestável antiimperialista, pois são mais favorecidos ao desenvolvimento nacional do que atrelados a políticas exteriores. Não somente os países latino-americanos tiveram sua experiência populista, pois também a Europa viu-se fortemente inundada por semelhantes personagens, os quais fizeram com que o povo os acreditasse, movendo-os em larga escala às lutas partidárias. O Brasil também gerou seu próprio líder populista, na figura de Getúlio Vargas, que durante os anos de Segunda Guerra Mundial, por afinidade aos ideais nazistas, até mesmo se filiou à Alemanha da época, garantindo, assim, sua personificação perante o povo, que instigadamente (e também repressivamente), o apoiava – existindo, obviamente, outros fatores decisivos para esta representação simbólica perante o povo. Até hoje, então, observamos que fenômenos como o cardenismo no México, o peronismo na Argentina e o varguismo no Brasil são constantemente estudados por vários estudiosos políticos,