HIST RIA DA FARM CIA NO BRASIL
SALVADOR/BA
2015
ALINE BATISTA DA SILVA; ALINE MARQUES LOBO; CARLA SOUZA CRUZ;
DIANA PEREIRA DOS SANTOS; DOMINICIA PEREIRA NASCIMENTO; EDILENE DE JESUS SANTOS JEANINE DOS SANTOS ALVES; LAYLLA MIRELLE SANTOS
LUCIANA SANTOS DA SILVA
MARIA LUIZA ROCHA BARRETO
RAYANE KAROLINE SANTOS.
HISTÓRIA DA FARMÁCIA NO BRASIL
Trabalho apresentado a instituição Unime, para adquirir nota parcial no curso de Graduação em Farmácia, disciplina Introdução a Farmácia, sob orientação da docente Yasmin Lorenzo Figueiredo.
SALVADOR/BA
2015
A história da farmácia remete à preocupação com a saúde, a doença, aos primeiros remédios, ao aparecimento dos medicamentos e ao surgimento do farmacêutico. Apresenta vários períodos e cada um as suas inovações.
No Brasil, com a colonização e ocupação territorial, muitas doenças foram importadas, contribuindo para o que os historiadores chamam de catástrofe demográfica da população indígena. Os índios foram vítimas de doenças, como, sarampo, rubéola, gripe, tuberculose, malária, que foram trazidas pelos colonizadores europeus, para as quais não tinham defesa imunológica. As condições de saúde destes, também era deplorável, facilitando assim, a contaminação destas doenças em um maior número de pessoas.
Houve então, a necessidade de descobertas de meios que sanassem os problemas causados por essas doenças. Os indígenas então foram buscar através da sua maior riqueza, a natureza, a cura para os seus ferimentos e o combate a essas doenças.
As mais comuns eram tratadas com a utilização de recursos naturais, como ervas. Doenças raras e de maior gravidade, envolvia a manipulação de um domínio sobrenatural, voltada a identificação de entidade ou espirito maligno que deveria ser expulso por pajés e/ou líderes religiosos que desempenhavam o papel de diagnosticar e tratar essa pessoa tida como sofrendo de um mal.
Os primeiros