Hist Ria Da Educa O Unid III
Unidade III
5 Educação, Sociedade e Cultura na Idade Média e no Renascimento
5.1 A Idade Média e o Feudalismo
A Idade Média foi um período da história europeia que durou aproximadamente mil anos. Este espaço de tempo vigorou aproximadamente entre os séculos V e XV e compreende, em termos históricos, a queda do Império Romano do Ocidente e a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453. O final da Idade Média está associado a vários eventos e acontecimentos, como os grandes descobrimentos marítimos e a ascensão do Renascimento, podendo ser assinalado como um período de declínio das relações feudais de produção, que começam a ser substituídas pelo modo de produção capitalista.
A Idade Média europeia divide-se em duas etapas bem distintas: a alta Idade Média (que vai da formação dos reinos germânicos, a partir do século V, até a consolidação do feudalismo, entre os séculos
IX e XII); e a baixa Idade Média (que vai até o século XV, caracterizada pelo crescimento das cidades, a expansão territorial e o florescimento do comércio). A sociedade medieval era dividida em estamentos.
Os três principais grupos eram:
• Clero.
• Nobreza.
• Servos.
Revisão: Simone - Diagramação: Márcio - 20/04/2011
A definição de estamentos contida nos dicionários nos informa que esta é uma maneira de divisão social formada por camadas bem mais fechadas do que as classes sociais e um pouco mais flexíveis do que as castas, presentes, por exemplo, na Índia. Usa-se o termo principalmente para se referir às sociedades nas quais a posição social do indivíduo é determinada pela origem familiar, pelo nascimento.
Estamental, portanto, é uma forma de se referir à sociedade feudal.
Havia outros grupos sociais, como os poucos comerciantes existentes na alta Idade Média, mas foi somente na baixa Idade Média que começou a surgiu a burguesia, rompendo com a característica da sociedade apresentada acima.
Na sociedade medieval não havia ascensão social e quase inexistia mobilidade entre