Hist oria ABNT
Treblinka
Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco
Professor: Alexandre Archer Soares
Alunos: Felipe Diniz, Jezreel Fachinelli e Sara Maradini
Turma: 3º C
Treblinka
Uma das indagações que mais permeiam o âmbito de estudo da História atual se trata da presumível existência de uma área de aglomeração e, possivelmente, de extermínio de minorias étnicas. O suposto campo de concentração de Treblinka, possivelmente um dos maiores campos de concentração do regime nazista, está situado na porção leste do território nacional polonês, aterrado sob uma zona rural.
O campo em questão foi edificado em meados de 1941 e, a princípio, tinha como função aprisionar indivíduos excluídos e negativamente julgados pela doutrina nazista, os quais foram condenados ao trabalho escravo. Um ano após a construção foi erguido o primeiro anexo, nomeado Treblinka I.
Em 20 de janeiro de 1942, realizou–se, em Berlim, a Conferência de Wannsee, à qual dirigiu-se à aplicação prática da “Solução Final da Questão Judaica”. Com o propósito de purificar a sociedade alemã, no decurso da eliminação da referida minoria étnica, decidiu-se favoravelmente, nessa reunião, acerca do uso dos campos de concentração de Belzec, de Sobibor e de Treblinka como locais de extermínio. A política exportação de judeus a tais localidades foi chamada de “Reassentamento para o Leste" (Umsiedlung nach dem Osten).
Alguns meses após o projeto, em 17 de abril de 1942, Himmler, em visita à Varsóvia, supostamente ordenou o início dos preparativos para instauração da carnificina de judeus nesse campo de concentração. Depois de um mês, Globocnik, outro representante oficial, chegou a um consenso com o Führer a respeito do local da implementação de Treblinka II.
O segundo anexo do campo de concentração de Treblinka, implementado a cerca de dois quilômetros do primeiro anexo e fundado especialmente a fim de executar o extermínio, foi subsidiado, durante sua