Hist da arta
1. Origem do Termo
O termo “Futurismo”, é diretamente relacionado ao conjunto de valores pregados pelo movimento nascido na França.
“Futurismo” é derivado da palavra “Futuro”, que designa o que há de vir a ser. Que está para ser ou acontecer. O que há de suceder depois do presente. Posteridade. Probabilidade ou possibilidade de progredir.
Filippo Tommaso Marinetti, iniciador do movimento proclamava a ruptura com o passado e a identificação do homem com a máquina, a velocidade e o dinamismo do novo século. O futurismo insurgia-se contra a tradição, o academicismo, a moral, e preconizava a procura da sensação dinâmica. Glorificava o poder, a velocidade e o fascínio da idade da máquina e a inspiração no porvir.
Esta corrente desprezava explicitamente todo padrão moral, bem como os valores que permaneceram no passado. Ela primava por um novo paradigma estético, o qual deveria seguir parâmetros fundados na celeridade temporal, no engrandecimento dos combates e, consequentemente, na recorrência à força.
Seus seguidores se fiavam excessivamente no progresso tecnológico vigente em fins do século XIX e cultuam de tal forma a novidade, que até mesmo se vê tentado a demolir instituições museológicas e cidades ancestrais.a
1.2 Princípios Estéticos
Em 20 de Fevereiro de 1909, o poeta Italiano Filippo Tommaso Marinetti, publicou no jornal francês Le Figaro 11 itens que proclamavam a ruptura com o passado e a identificação do homem com a máquina, a velocidade e o dinamismo do novo século:
1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e do destemor.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da