hisoria antiga
Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história, devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época. Placa de Barro com escrita cuneiforme dos sumérios
Os egípcios antigos também desenvolveram a escrita quase na mesma época que os sumérios. Existiam duas formas de escrita no Antigo Egito : a demótica (mais simplificada) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida dos faraós , rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamada papiro, que era produzida a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para escrever.
JÁ EM ROMA ANTIGA, NO ALFABETO ROMANO HAVIA SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS. CONTUDO, NA ÉPOCA EM QUE ESTAS COMEÇARAM A SER ESCRITAS NOS PERGAMINHOS, COM AUXÍLIO DE HASTES DE BAMBU OU PENAS DE PATOS E OUTRAS AVES, OCORREU UMA MODIFICAÇÃO EM SUA FORMA ORIGINAL E, POSTERIORMENTE, CRIOU-SE UM NOVO ESTILO DE ESCRITA DENOMINADO UNCIAL. O NOVO ESTILO RESISTIU ATÉ O SÉCULO VIII E FOI UTILIZADO NA ESCRITURA DE BÍBLIAS LINDAMENTE ESCRITAS.
Na Alta Idade Média , no século VIII, Alcuíno, um monge inglês, elaborou outro