His Toria
César Tinti
1º I
Cotidiano em Roma
Avaré
2015
IFSP
César Tinti
1º I
Cotidiano em Roma
Trabalho apresentado à disciplina De História do Instituto Federal
De Ciência educação e Tecnologia do Estado de São Paulo. Professor: Daniel
Avaré
2015
Resumo
Na época áurea do Império, a população de Roma chegou a 1 milhão de pessoas. Foi o grande centro cultural e político dos últimos séculos do mundo antigo. Administrá-la representava um grande devido, sobretudo à concentração demográfica. Os problemas enfrentados eram parecidos com os das metrópoles atuais: falta de moradia e de lazer, violência, trânsito conturbado. Além disso, a desigualdade social ficava evidente nos tipos de moradias e em sua localização: algumas residências eram suntuosas, privilegiadas pelo uso da infra-estrutura pública, enquanto a maior parte da população morava em cubículos ou perambulava pelas ruas.
A cidade recebia inúmeros estrangeiros. Muitos iam tentar a sorte em Roma, buscando fugir da vida precária que tinham no campo. A cidade, já no mundo antigo, simbolizava um lugar de maior liberdade.
Palavra chave: Império Romano
Sumário
Resumo 3
Palavra chave 3
Origens do império Romano 5
Vida Cotidiana 5
Alimentação 8
Conclusão 9
Referências 10
Origens do império Romano
A civilização romana teve origem na Itália, localizada a oeste da península balcânica e banhada pelos mares Mediterrâneo, Adriático, Jônico e Tirreno; possuindo um litoral extenso e pouco recortado, sem portos naturais, e solo relativamente fértil, com excelentes pastagens.
A região central da península foi ocupada pelos chamados italiotas, os quais se dividiam em vários grupos: latinos, sabinos, úmbios e samnitas.
Os italiotas eram pastores e camponeses