Trabalho TMA
Ligas não ferrosas
César Tinti
IFSP
Metais não ferrosos são metais ou ligas metálicas (mistura de metais) que não contém ferro ou, se tem, a quantidade é pequena. Alumínio, bronze, cobre, estanho e latão são exemplos de metais não ferrosos, utilizados por indústrias de modos diferentes, desde peças a outros objetos e ferramentas mais complexas.
Ligas de cobre O Cobre e suas ligas são o terceiro metal mais utilizado no mundo, perdendo apenas para os aços e para o alumínio e suas ligas. Suas principais características são as elevadas condutividades elétricas e térmicas, boa resistência à corrosão e facilidade de fabricação, aliadas a elevadas resistências mecânica e à fadiga. O cobre, quando não se encontra na forma de ligas, é mole e dúctil sendo muito difícil de ser usinado. As ligas de cobre mais comuns são os latões, onde o zinco, na forma de uma impureza substitucional, é o elemento de liga predominante. Existem vários tipos de liga de cobre. Os elementos de liga são adicionados ao cobre com o intuito de melhorar a resistência, a ductilidade e a estabilidade térmica, sem causar prejuízos à formabilidade, condutividade elétrica e térmica e resistência à corrosão característicos do cobre. As ligas de cobre apresentam excelente ductilidade a quente e a frio, ainda que um pouco inferiores às do metal puro. O Cobre e suas ligas encontram aplicações nos mais diversos setores: construção civil, elétrica, automobilística, arquitetura, eletro-eletrônica, mecânica, objetos decorativos, bélica, mineração, construção naval e exploração petrolífera, entre outras.
Ligas de Bronze Os bronzes são ligas de cobre com vários outros elementos, incluindo o estanho, alumínio, o silício e o níquel. Essas ligas são relativamente mais resistentes do que os latões, porém ainda possui um elevado nível de resistência a corrosão. Geralmente podem ser trabalhadas a frio o que melhora a dureza e a resistência a tração.O que pode ser melhorado pela adição