Hipertiroidismo
Hipertireoidismo é uma doença da glândula tireoide, que se caracteriza pela hiperfunção da glândula tiroide com consequente tirotoxicose. Tirotoxicose é o resultado clinico, fisiológico e bioquímico resultante do excesso de hormonas tiroideias: levotiroxina (T4), triiodotironina (T3) ou ambos. Geralmente os doentes com hipertiroidismo têm tirotoxicose, mas o contrário nem sempre se verifica. O excesso destes hormônios em circulação faz com que o organismo encontre-se com oferta excessiva destes. O hormônio tireoide é importante a nível celular, afetando praticamente todo tipo de tecido no corpo humano.
Em excesso, ele tanto estimula em excesso o metabolismo quanto exacerba os efeitos do sistema nervoso simpático, causando aceleração de vários sistemas corporais e sintomas que se parecem como uma sobredose de epinefrina (adrenalina). Pode ocorrer uma variedade de manifestações clínicas como taquicardia, perda de peso, nervosismo e tremores.
Incidência
• Afeta mais as mulheres do que os homens
• Maior incidência entre a 3° e 4° década
• Mais rara e menos acentuada em crianças do que em adultos
• Em crianças geralmente aparece entre os 10 e 15 anos (evolução progressiva)
Diferença entre hipertireoidismo e tireotoxicose
A tireotoxicose é a síndrome clínica que resulta quando os tecidos são expostos a altas doses de hormônios tireoidianos circulantes. Na maioria dos casos, a tireotoxicose ocorre devido a uma hiperatividade da glândula tireoide, ou seja, aohipertireoidismo. No entanto, ocasionalmente, ela pode ocorrer devido a outras causas, como a ingestão excessiva de hormônios tireoidianos ou por produção excessiva de hormônios tireoidianos por tecido tireoidiano ectópico.
.............................................................................................................................................
Epinefrina: Adrenalina.
Tireotoxicose: Doença causada por atividade excessiva da glândula tireoide ou