hipertençaõ e diabetes
A hipertensão Arterial é doença crônica caracterizada pela elevação da pressão arterial igual ou acima de 140/ 90 (14 por 90) quando verificada em vária s medidas e em horários diferentes do dia, embora haja tendência de aumento da pressão arterial com a idade, o objetivo é manter níveis abaixo de 140/90.
Estudos demostram que cerca de 65 % dos idosos são hipertensos e que seu controle adequado reduz significativamente os ataques cardíacos e os derrames cerebrais na população idosa.
TIPOS DE HIPERTENSÃO
A hipertensão pode ser dividida em três estágios: LEVE, MODERADO, E ALTO.
Estágio 1; hipertensão acima de 140/90 e abaixo de 160/100.
Estágio 2; hipertensão acima de 160/100 e abaixo de 180/110.
Estágio 3; hipertensão acima de 180/110.
FATORES DE RISCO
A hipertensão arterial pode ser causada por herança genética, tendência familiar e, muitas vezes, estar associada a alguns estilos de vida como sedentarismo, hábitos alimentares, fumo, etc . Discute-se atualmente se o stress emocional é ou não é causa da hipertensão, mas o bom equilíbrio emocional é muito importante para manter a pressão arterial controlada.
Outro aspecto de extrema importância, principalmente nas pessoas com mais de 60 anos de idade, está relacionado á quantidade de sal que se come diariamente. O sal é, sem duvida, um dos maiores aliados da pressão alta.
O QUE É DIABETES ?
Diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracteriza por uma elevada taxa de glicose (açúcar) no sangue e por uma falta parcial ou total de insulina ( hormônio que queima o açúcar). Esta doença é bastante frequente na população idosa ( ocorre em 20% acima de 70 anos) e pouco diagnosticada e tratada nesta idade. A grande maioria dos diabéticos tem mais de 45 aos e no Brasil existem em torna de 5 milhões de diabéticos.
TIPOS DE DIABETES
Diabetes mellitus tipo 1
*desnutrição das células beta do pâncreas ( mais especificamente, das ilhotas pancreáticas )usualmente levando a deficiência