Hipertencao e diabetes
O organismo é muito sensível a de pressão, se o sangue for bombeado constantemente sob pressão mais alta, vários órgão sofreram danos. Em situações extremas, quando acontecem brusco de pressão, pode haver falência do sistema e morte súbita.
Sinais e sintomas
A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no início da doença, por isso ela é chamada de “inimiga silenciosa”.
Os sintomas atribuídos ao aumento da pressão são, cefaléia; tontura; palpitações; cansaço fácil; impotência sexual; hematúria; alteração da visão, rubor facial.
Pacientes com HAS grave podem apresentar sonolência ou mesmo coma em razão do edema cerebral e requer tratamento emergencial.
Complicações da Hipertensão
1) Renais: o da hipertensão arterial acarreta a dos rins reduzindo sua capacidade de filtração, acarretando a insuficiência renal.
2) Cérebro: o endurecimento das paredes arteriais e a deposição de placas de gordura e suas camadas internas podem provocar danos a circulação cerebral, como exemplo, AVC.
3) Coração: acontece o excesso de trabalho do coração levando a hipertrofia, aumento do órgão, aterosclerose e perda da visão
Diagnóstico
A única forma é aferir a pressão arterial em períodos regulares para definir sua elevação.
Diabetes Mellitus
É um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia, resultante de defeito na produção de insulina pelo pâncreas ou defeito na ação da insulina já produzida.
Diabetes tipo I
As células do pâncreas que normalmente produzem insulina foram destruídas, assim o corpo não consegue absorver a glicose do sangue, seu nível fica constantemente alto na corrente sanguínea.
A solução injetar insulina por via subcutânea para que possa ser absorvida.
A pessoa passa a ser insulinodependente.
Acontece divido a