hipertensão arterial
Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.
A Hipertensão Arterial é mais conhecida como Pressão Alta, é resultante de uma alteração do controle da pressão que o sangue exerce sobre a parede dos vasos sangüíneos.
É considerada hipertensão, a pressão arterial acima de 140x90 mmHg em adultos com mais de 18 anos.
A Hipertensão Arterial Sistêmica é a mais freqüente das doenças cardiovasculares.
É também o principal fator de risco para as complicações mais comuns como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal.
No Brasil são cerca de 17 milhões de portadores de hipertensão arterial, 35% da população de 40 anos ou mais. E esse número é crescente; seu aparecimento está cada vez mais precoce e estima-se que em cerca de 4% das crianças e adolescentes também sejam portadoras.
Na maioria das vezes, a elevação da pressão arterial não causa sintomas, sendo definida como uma doença silenciosa.
Fatores que influenciam na hipertensão arterial:
- Genética: é um dos principais fatores, existe probabilidade muito mais alta de filhos de pais hipertensos desenvolverem pressão alta. - Obesidade: cada vez mais comum em nosso meio, o excesso de peso, principalmente associado ao acúmulo de gordura na cintura, é um importante fator. Indivíduos com Índice de Massa Corpórea (peso dividido pelo quadrado da altura) maior que 25 Kg/m² tem maior risco
. - Sedentarismo: a falta de atividade física facilita a obesidade e hábitos alimentares inadequados, levando a Hipertensão.
- Estresse: situações que causem ansiedade fazem circular mais adrenalina, hormônio que eleva a pressão arterial.
- Sexo: a Hipertensão é mais comum em homens. - Idade: a incidência da pressão alta começa a aumentar em indivíduos acima de 30 anos. - Raça: os negros são mais susceptíveis a