Hipertensão arterial
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica degenerativa de etiologia multifatorial que compromete os vasos do organismo, determinando alteração no tônus vasomotor e favorecendo a vasoconstrição, aumentando a pressão arterial.
Os seus tipos :
1. Hipertensão arterial primária. Na grande maioria dos casos a Hipertensão Arterial é considerada essencial, isto é, ela é uma doença por si mesma. Nenhum dos mecanismos que geram a hipertensão é isoladamente muito mais influente que os demais.
Hipertensão arterial secundária.Ocorre quando um determinado fator causal predomina sobre os demais, embora os outros possam estar presentes
1. Hipertensão por nefropatias.
2. Hipertensão renovascular. O fator causal principal é isquemia renal, em geral provocada por estreitamento da artéria renal, unilateral ou bilateral.
3. Hipertensão relacionada a gestação. Situações de hipertensão arterial durante e/ou devido à gestação.
4. Hipertensão medicamentosa. Situações de hipertensão arterial desencadeadas ou exacerbadas por uso de medicamentos.[15]
1. Corticóides
2. Anti-inflamatórios não esteróides
3. Drogas de ação sobre o sistema nervoso simpático
4. Antidepressivos
5. Anestésicos e Narcóticos
6. Outras drogas'
5. Hipertensão por endocrinopatias. Situações de hipertensão arterial desencadeadas ou pioradas por doenças do sistema endócrino, envolvendo um ou mais hormônios.
1. Acromegalia. Doença causada por produção excessiva de hormônio do crescimento em adultos.
2. Hipertireodismo. Doença causada por excesso de hormônios tireoideanos (T3 - tri-iodotironina e T4 - tiroxina) circulantes.
3.