Teoria geral da administração
2. As habilidades necessárias para um administrador são conhecimento: devendo este profissional sempre estar exposto ao conhecimento e disponível a mudar, pois o que é verdade hoje pode ser questionado ou substituído amanhã; perspectiva: é o ato de colocar o conhecimento em ação passar da teoria para a prática de forma ajudar a organização a qual faz parte; atitude: É o comportamento do administrador frente aos desafios do cotidiano.
3. Para que se possam alcançar os resultados em uma empresa é necessária a aplicação das funções da administração que consistem em planejar, organizar, liderar e controlar.
4. As variáveis da TGA são: Tarefa: Como o trabalho será executado dentro da administração; Estrutura: é a organização interna de forma que alcance seus objetivos; Tecnologia: é o conjunto de recursos de uma organização para enfrentar a competição do mercado; Competitividade: é o conjunto complexo entre a organização, seus colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas, governo e todos os “atakeholders” envolvidos direta ou indiretamente com ela; Pessoas: são os indivíduos envolvidos no processo para o alcance dos objetivos da empresa sendo papel imprescindível do administrador motiva-los para determinado fim; Ambiente: Sob vista de dois aspectos, tem-se que lidar com o ambiente interno, lidando com os níveis de satisfação de seus colaboradores e o externo que pode interferir de diversas formas tal como leis, cultura ou mesmo acidentes culturais.
5. O administrador não pode cometer erros porque isto poderia comprometer toda a estrutura ou até mesmo o futuro da empresa a qual administra.
6. A importância de o administrador ter uma formação ampla está embasada na tomada de decisões certas para que