hipertensao na gravidez
Para o desenvolvimento do bebe durante a gravidez irá ocorrer adaptações na produção hormonal da mãe. Pois na gestação o pâncreas materno irá aumentar a produção de insulina para compensar, pois a placenta é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina. A diabetes gestacional em muitas mulheres é causada quando esse processo não ocorre, aumentando assim o nível de glicose no sangue. Com isso o bebe ficará exposto a grandes quantidades de glicose, o que contribui para que haja complicações.
Segundo a Dr. Lenita, na gestação aproximadamente na 24ª semana é necessário que as agentes procurem fazer exames para verificar como esta sua glicose, pois na diabetes gestacionais não é comum a presença de sintomas e ocorrer com qualquer mulher. Para a realização do diagnostico o nível de glicose esta igual ou maior a92mg/dl no jejum ou 180mg/dl 1 hora após a ingestão de açúcar.
Existem vários fatores que podem causar a diabetes gestacional, assim como a idade materna mais avançada, sobrepeso ou obesidade, historia familiar de diabetes, hipertensão arterial sistêmica na gestação, dentre outros.
Para controlar a diabetes é necessário uma orientação nutricional adequada, atividade físicas quando não a perigo de um parto prematuro. Já as gestantes que não tem um resultado com as dietas e atividades físicas é indicado associar a insulinoterapia. Assim se a diabetes for tratada adequadamente irá ocorrer tudo bem tanto coma mãe quanto com o bebe.
Após o parto convém fazer um novo exame, pois o histórico de diabetes gestacional pode desenvolver a diabetes tio 2. Se caso isso aconteça, poderá ser reduzido com o aleitamento materno e prevenido com atividades físicas e alimentação balanceada.