HIP HOP
Um pouco sobre o Hip Hop. Hip hop é um gênero musical, com uma subcultura iniciada durante a década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. é estabelecido quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o dj, a breakdance e o grafite. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias.
Muitos grupos de rappers foram criados, ocupando um espaço de articulação e atuação no campo social, para reivindicar o direito de ser cidadão, participar do mercado de trabalho e para lutar contra a violência e a discriminação. Esses grupos são organizados por rappers, DJ´s, grafiteiros e breakers de uma mesma região e são denominados de Posses (Andrade, 1999).
Porque o Hip Hop para adolescentes?
Ressaltamos o movimento do Hip Hop com a intenção de que estes desenvolvam um sentido de comunidade, identidade radicalizado na experiência social, cultural e étnica.
A visão de que o adolescente ainda não alcançou uma competência crítica, social e política proporciona inevitavelmente uma necessidade do desenvolvimento de uma pedagogia por parte dos adultos sobre estes seres em formação, com o intuito de controlá-los. Essa pedagogia de controle é elaborada com fundamentos de uma psicologia do desenvolvimento humano, que tece os constructos de projetos Educacionais. (Viviane Melo)
A dança é onde os adolescentes provam suas potencialidades criativas, criam novas formas de estar no mundo, novas formas de solidariedade e de representatividade social, podendo ser estas contrárias às normas sociais vigentes ou não. (PAIS)
O jovem objetivando reafirmar a sua identidade (étnica e geracional) ao mesmo tempo em que reconhece a possibilidade de participar das relações sociais, exibindo suas opiniões na música ou simplesmente no estilo do grupo, consegue investir em seu autoconhecimento, faz pesquisas bibliográficas, organiza-se em grupos políticos, faz leitura de seu objetivo fundamental, politiza-se,