Hip Hop
Breakdance (conhecido também como breaking ou B-boying) é um estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. Os dançarinos são chamados de breakdancer, breaker, B-boy, ou B-girl. O breakdance era utilizado como manifestação popular e alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua. Hoje, o brakdance é uma competição. Muitos dizem que o termo hip-hop foi criado em meados de 1968 por Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, um deles estava na forma de transmitir a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dança popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip).
Em meados dos anos 70 no Bronx, cidade de New York, foi criado o B-Boying. O responsável por isso foi o Dj Kool Herc, que foi o maior de todos os Djs do Bronx.
Em 1969 foi lançada a música Get on the good foot (Entre no Passo Certo), que não ficou restrita ao Bronx e Brooklyn em Nova Iorque. Esta foi parar em Los Angeles, dando origem a uma dança chamada Locking (Travar); esta recebeu a influência de uma dança chamada Funky Chick (Garota Funkeira) e Hustle (gíria para maquiavélico). O Locking é uma dança atípica e por isso é considerada uma das mais complexas de execução. (por que ao mesmo tempo em que se tem o Funk e Soul que fluem harmoniosamente ao ritmo da música tem se os Locks, congelando devastadoramente a dança). A complexidade aparece justamente na junção destes extremos. Já em Fresno, na Califórnia, cria-se com influências de séries de ficção científica, danças robóticas que imitavam os movimentos mecânicos. Na limitação de movimentos proporcionados a um robô começa-se a imitar ondas por todos os membros do corpo, dedos, braços, pernas, tórax e etc. Nomes: Boogalooing na california ou popping em Los Angeles ou boogie em Nova Iorque
(Dá-se o nome a essas técnicas de Boogalooing; a verdade que é contada é a