HInI
Vírus Influenza A (H1N1)
Popularmente conhecida como gripe suína, ela voltou a causar mortes no Brasil.A influenza A (H1N1), ou gripe A, é uma doença respiratória aguda causada por um novo vírus da gripe. Sua transmissão ocorre da mesma maneira à da gripe comum, ou seja, de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Há quatro tipos principais de gripe suína: H1N1, H1N2, H3N1, H3N2.Cada tipo é nomeado de acordo com o variante das proteínas externas que ele possui.
Sinas é sintomas:
Os sintomas lembram os sintomas da gripe.O indivíduo afetado pode ter início de febre alta associado à tosse, dores musculares e nas articulações (“juntas”), dor de cabeça, prostação, coreza, garganta inflamada, calafrios e, as vezes, vômitos e diarréia.A doença pode evoluir para falta de ar e insuficiência respiratória seguida de morte.Contudo, a grande maioria das casos evoluiu espontaneamente para cura sem apresentar complicações.
Vacina:
A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios que pode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicações graves em muitos casos.
Tratamento:
É de extrema importância evitar a automedicação.O uso de remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes á medicação.Os princípios ativos fosfato de oseltamirvir e zanamirvir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) e já ultilizados no tratamento da gripe aviária, têm-se mostrado eficazes contra o vírus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.
Conclusão
A Gripe H1N1 (influenza A ) é uma preocupação a nível mundial, afetou a população diretamente e indiretamente, pois causou grande impacto nas pessoas pela forma que a doença foi se espalhando