Hinduísmo
Não é fácil definir o hinduísmo, primeiro pela quantidade enorme de práticas e crenças de seus seguidores, depois a religião não tem um fundador especifico nem um método unificado de ensinamento, para dificultar ele ainda tem uma longa associação com outras religiões de suas áreas como budismo, jainismo. O termo “hindu” tem sua origem na civilização que surgiu entre os rios Indo e Sarasvatî (este último, seco há séculos), já “hinduísmo” é usado para designar todo o conjunto cultural que tenha relação direta ou indireta com os Vedas. Hinduísmo é um termo que designa o conjunto de movimentos culturais surgidos e aceitos na índia a partir de, aproximadamente, 1.500 a.C, é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições étnicas. Ele consiste no conjunto dos conhecimentos e tradições acumulados pelos povos do subcontinente indiano ao longo dos últimos milênios. É considerado uma filosofia de ordem religiosa que engloba tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos. Passando por constantes adaptações até chegar ao que se conhece hoje. Consiste basicamente na adoração a inúmeras divindades, práticas corporais, regras de conduta e filosóficas de vida.
HISTÓRIA DO HINDUÍSMO
As origens do hinduísmo se perdem no tempo. Sua precisão histórica não é exata e o que temos de concreto são as evidências encontradas em sítios arqueológicos como Mohenjo Daro e Harappa.
Sem fundador e sem credo específico, o Hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo. Muitos ainda sustentam que a origem do hinduísmo se deu através da invasão do subcontinente indiano pelos arianos vindos do leste europeu aproximadamente no ano 1500 a.C., quando um complexo de crenças transmitidas oralmente pelos árias (povos que invadiram a Índia por volta de 2000 a 1500 a.C.) deu origem aos Vedas (a literatura sagrada hindu).
Atualmente a data aceita para a origem do hinduísmo é de sete mil anos com o surgimento