Hinduismo
Araçatuba
2014
Elaboração
Alleandra Marcela
Ariadne Araújo
Bianca Marinho
Carolina Manzano
Caroline Lima
Camila Moreti
Criscia Luiza
Fernanda Murata
Gabriela Martins
Rafaela Milani
Rafaela Siqueira
Thais Terci
Thayna Cristine
Vinicius da Silva
HINDUISMO
Hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. Na língua de seus praticantes, é chamado de “a eterna lei”. Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a “religião mais antiga”. É formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos e não possui um fundador. Estes tipos, subtradições e denominações, quando somadas, fazem do hinduísmo a terceira maior religião, depois do cristianismo e do islamismo, com aproximadamente um bilhão de fiéis, dos quais cerca de 905 milhões vivem na Índia e no Nepal. Outros países com populações significativas de hinduístas são Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Malásia, Singapura, ilhas Maurício, Fiji, Suriname, Guiana, Trinidad e Tobago, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.
Vedas são os quatro textos, escritos em sânscrito por volta de 1500 a.C. , que formam a base do extenso sistema de escrituras sagradas do hinduísmo, que representa a mais antiga literatura de qualquer língua indo-europeia. São os textos sobreviventes mais antigos. Há a possibilidade de que uma longa tradição oral existiu antes que os Vedas fossem escritos. Representam o mais antigo estrato de literatura indiana e de forma mais moderna, são escritos em uma forma de linguagem que evoluiu no sânscrito.
Os vedas consistem de vários tipos de textos, todos datando aos tempos antigos. O núcleo é formado pelos Mantras que representam hinos, orações, encantações, mágicas e fórmulas rituais, encantos. Os hinos e orações são endereçados a uma grande quantidade de deuses (e algumas deusas),