higieni
Caso o número de médicos brasileiros não seja suficiente para preencher todas as vagas, o governo enfatizou que vai importar médicos diplomados. Durante o anúncio oficial, o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, ressaltou que os estrangeiros só poderão participar do programa se forem provenientes de um curso de medicina que tenha o mesmo tempo de formação dos brasileiros, tiverem autorização para livre exercício da profissão em seu país de origem, conhecimentos em língua portuguesa e vierem de um local onde a proporção de médicos para cada mil habitantes seja superior à brasileira (atualmente 1,8).
SAIBA MAIS
1. POLÍTICAS PÚBLICAS
PRÓS E CONTRAS DO PROGRAMA MAI [...]
2. SISTEMA DE SAÚDE
O PROBLEMA DA MÁ DISTRIBUIÇÃO [...]
A dispensa do Revalida (exame nacional de revalidação de diplomas estrangeiros), ponto que gerou muita discordância por parte de entidades médicas, será concedida aos profissionais que optarem pelo registro temporário de três anos para ocupar vagas em regiões com déficit de profissionais da saúde, mas o exame continuará sendo necessário àqueles que pretenderem atuar livre e permanentemente no Brasil.
Mercadante enfatizou que, mesmo não sendo necessária a aprovação no Revalida, os profissionais serão obrigados a participar de um curso de avaliação e preparação em uma das universidades federais que tenham aderido ao programa. Durante essa