higiene
Revista: Proteção
Artigo: Promovendo a Saúde
Componente: Elnisa Nogueira Costa
Professora: Paula
Implementação de programas de ginastica laboral específicos diminui o desconforto e dores de trabalhadores no corte manual da cana de açúcar.
Nas ultimas décadas o vem sofrendo varias transformações tecnológicas, trazendo facilidade e benefícios para a sociedade. Por outro lado as mesma transformações podem acarretar complicações com novas situações de trabalho e excesso de atividade como:
Falta de tempo;
Estresse;
Cobrança por produtividade;
Esses fatores faz com quer os trabalhadores exijam mais do que o corpo possa resistir, gerando assim problemas antes poucos observados no ambiente ocupacional.
Principais problemas relacionado a esforços:
DORT
(Distúrbios
Osteomusculares
Relacionado ao Trabalho).
LER (Lesão por Esforço Físico).
Para melhorar a saúde do trabalhador, são inseridas nos ambientes ocupacionais, novos aliados para proteger a saúde, que é a ginastica laboral.
O que é a ginastica laboral ?
A ginastica laboral é uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas lesões dos funcionários por esforços repetitivos e algumas doenças ocupacionais.
Objetivo
Os objetivos são voltados para a saúde do trabalhador para trazer qualidade de vida no trabalho, com parâmetros ergonômicos que não se restringe somente a pratica da de atividades físicas. A ginastica laboral é uma sequencia de exercícios diários que visam normalizar capacidades e funcionamentos corporais para o desenvolvimento do trabalho, para diminuir a possibilidade de comprometimentos da integridade do corpo.
Classificação
Pode ser classificado de acordo com o horário: Preparatório;
Compensatório;
De relaxamento;
Benefícios gerais