A gestão de conhecimento sob a otica no ensino da policia militar
CENTRO DE ALTOS ESTUDOS DE SEGURANÇA
CAES “CEL PM NELSON FREIRE TERRA"
PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIAS POLICIAIS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA
GESTÃO DE CONHECIMENTO COM ENFOQUE NO CONDICIONAMENTO TÉCNICO DE TIRO DEFENSIVO
Trabalho de julgamento da disciplina Gestão do Conhecimento
São Paulo
GESTÃO DE CONHECIMENTO COM ENFOQUE NO CONDICIONAMENTO TÉCNICO DE TIRO DEFENSIVO
1 Introdução
A segurança pública é tema recorrente em nossa sociedade, e cada vez mais se exige de que seus representantes desempenhem suas atribuições de forma a garantir que todos tenham a tranquilidade no que concerne a redução da criminalidade e sensação de segurança, bem como que seus agentes executem suas atividades policiais (principalmente de polícia ostensiva e preservação da ordem pública) com conhecimento2 técnico e profissionalismo, não se tolerando a ocorrência de ações mal sucedidas, principalmente em que haja o evento que cause danos nocivos à integridade física e a vida das pessoas.
Dentro deste diapasão a Polícia Militar do Estado de São Paulo não pode se olvidar de buscar incessantemente prestar serviços de qualidade à sociedade paulista. Ao se exigir um trabalho eficaz e eficiente. A corporação trouxe o Modelo de Excelência da Gestão® da Fundação Nacional da Qualidade, sendo definidos processos e padrões de conduta, se adotando o Programa de Excelência da Gestão da Polícia Militar.
Tais processos e padrões foram coroados com a edição do Sistema de Gestão da Polícia Militar do Estado de São Paulo (GESPOL), onde a 6ª Seção do Estado-Maior da Polícia Militar (6ª EM/PM) definiu como pilares doutrinários, Polícia Comunitária, Direitos Humanos e Gestão pela Qualidade, devendo “os princípios e conceitos destes três pilares estar internalizados em cada um dos policiais militares e são refletidos em ações diárias, no desempenho de suas funções e atividades” (GESPOL, 2010, p.12).
Diante deste