higiene e segurança no trabalho
A higiene e segurança no trabalho estão relacionadas a um conjunto de leis, normas, procedimentos e educacionais que visam à proteção de integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos à saúde, inerentes as tarefas dos cargos e ao ambiente onde são executadas.
Segurança do trabalho é um conjunto de medidas que visam minimizar os acidentes de trabalho, bem como proteger a integridade e capacidade de trabalho do trabalhador, pois na mesma estão embutidas estudos sobre a prevenção e controle de riscos de acidentes de trabalho.
A preocupação com a segurança e saúde do trabalhador surgiu no início do século XX quando a Comissão de Saúde de Massachusets (Massachusets Board ofHealth) nomeou oficiais sanitários para inspecionar fábricas, oficinas e escolas. O intuito era mostrar ao público em geral que existia uma alta incidência de acidentes e moléstias causadas pela indústria (FLIPPO, 1979).
No Brasil a primeira lei sobre acidentes de trabalho tratava sobre a indenização do trabalhador acidentado pela empresa, datada em 1919 (SANDRONI,1996).
A partir da revolução industrial (final do século XIX), e no decorrer do desenvolvimento econômico industrial, o meio ambiente de trabalho passou por modificações, pois as condições de trabalho desfavoráveis como ruído excessivo, o excesso de calor ou frio, a exposição a produtos químicos e as vibrações, entre outros, aumentaram gradativamente, causando desconforto, provocando tensões e originando maior número de acidentes.
Entende-se por acidente de trabalho “o que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho pelos segurados” (...) “provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou perda ou ainda redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho” (PIZA, 1997, p.07).
Parte dos acidentes de trabalho acontece por causa da má integração entre o homem, a tarefa e o seu ambiente