Higiene no trabalho
Higiene do Trabalho é a ciência e a arte dedicadas à antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de fatores e riscos ambientais originados nos postos de trabalho e que podem causar enfermidade, prejuízos para a saúde ou bem-estar dos trabalhadores. Assim, um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos podendo reduzir acidentes, doenças, absenteísmo e a rotatividade do pessoal. As condições que influenciam a higiene no trabalho são o tempo ( horas extras, tipo de jornada, ...), ambiente de trabalho (físico e psicológico )e social ( status). As empresas devem oferecer as seus empregados condições de higiene que garantem refeições adequadas nos intervalos previstos na jornada de trabalho, quando o trabalhador trás a própria refeição a empresa deve garantir a conservação do alimento e meios de aquecimento a ela destinados. Já os trabalhadores rurais devem ser disponibilizados dispositivos térmicos em numero suficiente para todos os usuários. Se o sindicato ter conhecimento de alguma irregularidade quanto ao cumprimento destas normas pode ser feito uma denúncia da empresa ao ministério do trabalho e solicitar fiscalização.
Os principais objetivos preventivos são: * Eliminação das causas das doenças profissionais; * Prevenção de agravamento de doenças e lesões * Manutenção da saúde dos trabalhadores, reduzindo os efeitos prejudiciais provocadas pelo trabalho em pessoas doentes. * Aumento da produtividade pelo controle do ambiente de trabalho.
O programa de higiene no trabalho envolve: 1. Ambiente físico de trabalho
Iluminação: luminosidade adequada a cada tipo de atividades, uma má iluminação cansa a vista, afeta os nervos, produz má qualidade de trabalho prejudicando o desempenho dos empregados.
Ventilação: remoção de gases, circulação do ar, fumaças e odores desagradáveis;
Temperatura: manutenção de níveis adequados