higiene do paciente
A França do ponto de vista social, antes do processo revolucionário era uma sociedade de ordens, em que os privilegiados de classe eram juridicamente justificados.
1º Estado – clero: isento dos impostos diretos, recebendo ainda pensão do Estado.
2º Estado – nobreza: mesmos benefícios do 1º estado.
3º Estado – povo: representava 97% da população média:
_ Alta e média burguesia: banqueiros e comerciantes.
_ Pequena burguesia: comerciantes, profissionais liberais e pequenos proprietários.
_ Trabalhadores urbanos.
_ Camponeses: pequenos proprietários, arrendatários e alguns servos.··.
Ø Ás vésperas da revolução
Por volta de 1780, à França, com cerca de 25 milhões de habitantes, era a segunda nação mais populosa da Europa (a primeira era a Rússia). A população dividia-se em três ordens ou estado: O primeiro estado composto pelo clero, o segundo estado formado pela nobreza, e o terceiro estado, constituído pela burguesia e pelas camadas populares. Ø O velho e o novo conflito
No século XVIII, a organização político e a divisão social na França já não se adequavam ás mudanças ocorridos no país. Como iluminista, as ideias sobre o homem, a natureza e a sociedade transformaram a França numa referência cultural para muitos países.
O estado ainda controlava o comercio e a população industrial, impedindo que essas atividades funcionassem de acordo com as leis do mercado. Muitos camponeses eram mantidos na condição servil, impossibilitados de consumir. Uma prospera burguesia enriqueceu com o comercio, a indústria e as finanças, mas permanecia fora dos princípios posto do governo. Prevaleceu o segundo ponto de vista, que gerou grave crise econômica.
Ø A crise econômico
No final do século XVIII, França foi vítima de uma grava crise econômica. Uma sequencia de safras agrícolas ruins trouxe três efeitos principais: a alta geral
Para agravar as dificuldades, o governo