higiene corrigida
Este trabalho tem por objetivo enfatizar a saúde e higiene do trabalhador e as praticas utilizadas, como ela pode ser preservada, e a importância da conscientização dos funcionários e da empresa na implantação e execução das mesmas.
Palavras-chave: Higiene, segurança, acidente
Sumario
1 Introdução: 4
2 SEGURANÇA DO TRABALHO 6
2.1 Conceito 6
3 HIGIENE NO TRABALHO 7
3.1 Conceito 7
3.2 O Porquê de se ter higiene no trabalho? 7
3.3 O que envolve a higiene no trabalho? 8
4 PRÁTICA DE HIGIENE 9
4.1 Pessoal: 9
4.2 Coletiva: 9
5 Conclusão 10
6 Referência Bibliográfica 11
1 Introdução:
A higiene do trabalho ou higiene ocupacional tem como medida preventiva proteger a integridade física e mental do trabalhador e os procedimentos adequados visando à redução de acidentes e doenças ocupacionais.
A partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho podemos diagnosticar e prevenir doenças ocupacionais, pois se pode prevenir e promover a saúde e o conforto do funcionário podendo evitar que ele adoeça e se ausente do trabalho para isso também se deve estudar e ter controle sobre as condições de trabalho.
Segundo (CHIAVENATO, 1999, P.376). Relaciona-se com o diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: homem e seu ambiente de trabalho
Sendo assim se percebe que a temperatura, ruído e iluminação são partes importantes de um ambiente de trabalho.
Por exemplo uma má iluminação pode causar uma fadiga a visão afetando o sistema nervoso o que prejudica o desempenho dos funcionários e acarreta uma má qualidade no trabalho. E poderá ser responsável por acidentes que acontecem nas organizações, principalmente em trabalhos noturnos ou temperaturas extremas que gera desde fadiga crônica até incapacidade laboral.
Os funcionários precisam se conscientizar da importância do uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) para o ambiente