Hidráulica
O presente relatório abordará o experimento realizado no laboratório de Mecânica dos Fluidos e Hidráulicos, com o objetivo de determinar a vazão de reservatórios através de orifícios; encontrar os coeficientes de descarga, contração e velocidade, respectivamente Cd, Cc e Cv; definir a perda de carga e, o tempo de abaixamento da superfície livre dos reservatórios.
Materiais Utilizados
Reservatório cilíndrico
Cronômetro
Trena
Processo Experimental
Para a realização do experimento foi utilizado um reservatório cilíndrico, contento marcações ao longo de sua parede, com diferença de 0,10m entre dois pontos. O mesmo contém também um orifício situado na parede lateral pelo qual a água será escoada. Foram feitas as medições da altura do nível de água(L), da cota base do reservatório (Zb), e a cota do centro de gravidade do orifício (Zg).
O reservatório foi preenchido por água até o nível (L) adotado, em seguida, foi aberto o orifício para que a água fosse escoada, e acionado o cronômetro sincronizadamente. Assim foram medidos o tempo que o fluido levou para escoar de um ponto a outro, e o alcance deste fluido no ponto determinado, desta forma obtivemos as distancias horizontais e verticais alcançadas pela água, e o tempo.
Imagem 1: Reservatório utilizado no experimento.
Imagem 2: Realização do experimento.
Procedimento para obtenção dos resultados De acordo com o experimento realizado no laboratório e com a compreensão dos assuntos abordados em sala, obtemos os valores dos coeficientes, a princípio, calculando a cota, a carga e o alcance para cada ponto. Para encontrarmos a cota usamos e ; para a carga, ; e, para o alcance . Em seguida, partimos para a obtenção das velocidades teórica e real, e , respectivamente. Essas velocidades são muito importantes, pois a partir delas obtivemos os coeficientes de velocidades real () e teórica (), onde o , com .