Hidráulica
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
HIDRÁULICA
Maurício Dutra
Lajeado, junho de 2012
André Cavanus
Gabriel Z. Ferronato
Iago Drebes
Ivan Stum
Leonardo Simonetti
Maurício Dutra
HIDRÁULICA
Trabalho apresentado na disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica, do Curso de Engenharia Mecânica, do Centro Universitário Univates, para a segunda nota do semestre.
Professor: Ronaldo Cesar Tremarin
Lajeado, junho de 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O termo Hidráulica vem do grego Hidro, hydra = água e aulos = condução/aula/tubo, por esta união entendem-se por Hidráulica todas as leis e comportamentos relativos à agua ou outro fluido. Hidráulica é o estudo das características e uso dos fluidos sob pressão. Na prática, é utilizado comumente, óleo. Na área da mecânica, pode ser dividida em dois campos: Estacionária (prensa hidráulica) e Móbil (guinchos hidráulicos).
A Hidráulica também é utilizada na indústria moderna. Máquinas e processos estão sendo cada vez mais automatizados para reduzir o erro humano.
2 SISTEMAS HIDRÁULICOS
A figura abaixo ilustra um sistema hidráulico. O óleo de um tanque ou de um reservatório flui, através de um tubo, para uma bomba. A bomba pode ser acionada por um motor elétrico, motor a ar, turbina à gás, ou por um motor de combustão interna. A bomba aumenta a pressão do óleo.
O óleo a alta pressão flui por uma tubulação através de uma válvula de controle; esta válvula pode ser usada para mudar o fluxo de óleo. A válvula de alívio que serve para proteger o sistema pode ser ajustada numa pressão máxima de segurança desejada. Se a pressão do óleo no sistema começar a elevar-se acima da pressão máxima de segurança, a válvula de alívio abrirá para