Hidráulica.
1) Observando vários pesquisadores na área da hidráulica, descreva a origem das seguintes fórmulas:
A- Darcy
O que nós chamamos de equação de Darcy-Weisbach tem uma longa história de desenvolvimento. Ela é conhecida pelo nome de dois grandes engenheiros hidráulicos de meados do século 19, embora outros nomes tenham dado também importantes contribuições. Julies Weisbach (1806-1871), natural da Saxônia, propôs em 1845 a equação que nós usamos atualmente
B- Lévy
Maurice Lévy (Ribeauvillé, 28 de fevereiro de 1838 — Paris, 30 de setembro de 1910) foi um matemático, físico e engenheiro francês.
Lévy estudou na École Polytechnique e na École Nationale des Ponts et Chaussées, diplomado engenheiro em 1858. Em 1874 foi assistente de Joseph Bertrand no Collège de France. Em 1875 foi professor na École centrale, e em 1885 sucedeu Joseph Serret na cátedra de mecânica teórica e mecânica celeste no Collège de France. Membro da Académie des Sciences em 1883.
Seu espectro de interesse abrange a hidrodinâmica, hidráulica, mecânica do contínuo, estática, termodinâmica, cinemática, mecânica analítica e Geometria.
C- Bazin
Se conhece como fórmula de Bazin ou expressão de Bazin, denominação adotada em honra de Henri Bazin, à definição, mediante ensaios de laboratório, que permite determinar o coeficiente C ou coeficiente de Chézy que se utiliza na determinação da velocidade média em um canal aberto e, consequentemente, permite calcular o caudal utilizando a fórmula de Chézy.
D- Manning
A fórmula de Manning é uma expresão do denominado coeficiente de Chézy C utilizado na fórmula de Chézy para o cálculo da velocidade da água em canais abertos e tubulações:
A expresão mais comum da fórmula de Manning é:
[pic] onde: [pic] = coeficiente de Manning, que se aplica na fórmula de Chézy:
[pic]
[pic]h = raio hidráulico, em m, função do tirante hidráulico h
[pic] é um parâmetro que depende da rugosidade da parede
[pic]h= velocidade média da