Hidráulica - Golpe de Ariete
Resumo 04
Objetivo 05
Introdução 06
Materiais e Métodos 08
Resultados 10
Conclusão 11
Referências Bibliográficas 12
Anexos 13
● Resumo
Este experimento visa estabelecer a aplicação prática dos conceitos de Golpe de Aríete, proporcionando ao grupo de estudo a análise de informações levantadas e calculadas. Durante os experimentos serão levados em consideração os desvios e a propagação dos erros respectivamente das medições e dos cálculos, para que seja possível confrontar os resultados teóricos com os resultados reais. E desta forma estabelecer uma relação para explicação dos fenômenos observados e dos resultados obtidos.
Palavra-chave: Golpe de Ariete.
● Objetivo
Definir as variações de pressão decorrentes de variações da vazão, causadas por alguma perturbação, voluntária ou involuntária, que se imponha ao fluxo de líquidos no conduto, através do experimento.
● Introdução
Golpe de Ariete é um fenômeno que ocorre nas tubulações dos sistemas hidráulicos. Esse nome se originou de uma antiga máquina de guerra utilizada para arrombar portas e muralhas. Era formada por um tronco que tinha em uma das extremidades uma peça de bronze, semelhante a uma cabeça de carneiro. Nas instalações hidráulicas ocorre algo semelhante quando a água, ao escoar em velocidade elevada pela tubulação, é bruscamente interrompida. Isto provoca golpes de grande força (elevação de pressão) nos equipamentos da instalação (¹).
Em hidráulica, um transitório hidráulico em conduto forçado caracteriza-se pela ocorrência de ondas de pressão que são propagadas ao longo da