Hidrualica
Com o objetivo de determinar a vazão em m3/s de um conjunto moto-bomba inserido em um esquema tubular, elaborou-se o experimento a seguir dentro das normas exigidas pela ABNT, procurando a maior precisão possível no manejo de cada equipamento, do experimento e dosindivíduos do grupo, fazendo com que os participantes destetenham contato na prática com o que se vê na teoria.
2- DESENVOLVIMENTO
Com a formação dos grupos, os mesmos tomaram seus lugares no equipamento para início do experimento. Um componente ficou responsável pela marcação com pincel na lateral da caixa acrílica transparente. Outro responsável pelo manuseio da mangueira d’água. Umterceiro pela marcação do tempo e o restante naobservação e anotação dos dados coletados do experimento.
1º ensaio
Iniciado o experimento com o conjunto moto-bomba já acionado, porém com o duto d’água em compartimento de retorno à caixa d’água, ainda fora do recipiente de marcação, espera-se o sinal do responsável pelo tempo, quando este falar “já”, coloca-se o duto d’água no reservatório de marcação e registra-se no cronômetro 30s, quando entãoretira-se o duto d’água para o compartimento de retorno e marca-se na lateral do reservatório com auxílio de um pincel uma linha indicativa do nível do volume obtido naquele intervalo de tempo. Com o auxilio de uma trena metálica faz-se a medição da coluna d’água por dentro do reservatório, obtendo-se uma altura (h1) .
2º ensaio
Procede-se da mesma forma que no 1º ensaio, registrando-se a h2, antes porém drena-se toda a água devolta a caixa d’água.
3º ensaio
Idêntico ao item anterior registrando-se a h3.
4º ensaio
Repete-seo 3º ensaio registrando-se a h4.
2.1 – Conteúdo Teórico
Vazão ou caudal é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por umaunidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa. Vazão corresponde à taxa de escoamento, ou seja, quantidade de material transportado