Hidrostatica
INTRODUÇÃO
Esse trabalho irá abordar um tema que muitas das vezes verifica-se no nosso quotidiano. No século III a.C., o grande filósofo, matemático e físico Arquimedes, realizando experiências cuidadosas, descobriu uma maneira de calcular o empuxo que actua em corpos mergulhados em líquidos. Suas conclusões foram expressas através de um princípio, denominado princípio de Arquimedes, e é este princípio que será abordado no presente trabalho. OBJECTIVOS
O presente trabalho tem como objectivo determinar experimentalmente a densidade de um sólido regular, um sólido irregular e de um líquido.
RESUMO TEÓRICO
Densidade ou massa específica de uma substância é a razão entre a massa (m) de uma quantidade da substância e o volume (V) correspondente, e a massa específica é dada pela fórmula:
; A sua unidade no S.I é kg/m3.
Quando há equilíbrio, quer dizer quando os líquidos nao se movem, dentro de um vaso comunicante podemos utilizar a equação fundamental da Hidrostática:Par.
Princípio de Arquimedes: um corpo total ou parcialmente imerso em um fluído sofre uma força igual em módulo ao peso do fluído deslocado e dirigida para cima segundo uma recta que passa pelo centro de gravidade do fluído deslocado.
Nota: Usa-se "densidade" para representar a razão entre a massa e o volume de objetos sólidos (ocos ou maciços), e "massa específica" para líquidos e substâncias.
MATERIAL USADO
Régua
Balança
Proveta graduada
Sólido irregular
Sólido regular (Bloco de alumínio)
Líquidos (àgua e gasolina)
RESULTADOS EXPERIMENTAIS
I
1. Bloco de alumínio
Peso do bloco de alumínio
m = 45kg P=m×g P=45.10-3×9,8 P=441.10-3 N
Dimensão do bloco de alumínio com ajuda de régua
h = 3,9cm l = 2,0cm c = 2,0cm
Volume do sólido ()
Massa específica do corpo
m = 45g
Determinar volume com base na fórmula ()
Comparação entre os volumes do corpo
O volume do bloco de alumínio na proveta é