Hidrostatica
Hidrostática e Força de empuxo
Objetivos:
Verificar experimentalmente o princípio de Arquimedes, o qual diz que a força de empuxo que atua em um objeto submerso é igual ao peso do volume de liquido deslocado pelo objeto.
Introdução:
Hidrostática ou estática dos fluidos e ciência que estuda os líquidos em equilíbrio estático, que não estejam em escoamento. Estudando as forças que esses fluidos exercem sobre corpos neles imersos, seja em imersão parcial, como por exemplo, objetos flutuantes, ou totalmente submersos. As leis que regem a hidrostática estão presentes no nosso dia-a-dia, mais do que podemos imaginar. Elas se verificam, por exemplo, na água que sai da torneira das nossas residências, nas represas das hidrelétricas que geram a energia elétrica que utilizamos e na pressão que o ar está exercendo sobre você nesse exato momento.
Materiais usados:
i. Dinamômetro ii. Suporte iii. Cilindro de náilon iv. Elevador
v. “Copinho” de plástico vi. Recipiente vii. Agua viii. Álcool
Procedimento
Atividade 1: Empuxo e a natureza do liquido
Ajustar o suporte, verificar a calibragem do dinamômetro, logo em seguida anotar o peso real do sistema (copinho + cilindro).
Peso real = 0.8 N.
Mergulhar o cilindro de náilon em água utilizando o recipiente e o elevador, verificar e anotar o valor indicado no dinamômetro como peso aparente do sistema.
Peso aparente = 0.2 N.
Ao fazer uma comparação entre o peso real e o aparente observamos que o peso aparente é diminuiu em relação ao peso real.Essa alteração foi porque sofreu força de empuxo para cima igual ao peso deslocado causando a diminuição do peso aparente.
A força de empuxo será dada por:
Refizemos o experimento substituindo água por álcool e esses foram os valores encontrados para o álcool:
Peso real = 0.8 N
Peso aparente = 0.4 N
Concluímos que a água apresenta maior empuxo em relação ao álcool, isso por causa da densidade do álcool,