Hidrost tica
Disciplina: Física Experimental ll
Aluna: Sávia Souza
Matrícula: 201402122713
Turma: 3001
Turno: Noturno
Centro Universitário Estácio/Facitec
Resumo: Este experimento tem como objetivo o estudo da hidrostática e alguns conceitos importantes, dos fluidos propriamente ditos, as forças que esses fluidos exercem sobre os corpos neles impressos, sejam em imersão parcial ou totalmente submersos.
I. Introdução
Hidrostática é o ramo da Física que estuda a força exercida por e sobre líquidos em repouso. Este nome faz referência ao primeiro fluido estudado, a água, é por isso que, por razões históricas, mantém-se esse nome. Fluido é uma substância que pode escoar facilmente, não tem forma própria e tem a capacidade de mudar de forma ao ser submetido à ação e pequenas forças. Pode estar tanto no estado líquido como no gasoso.
II. Teoria
Ao estudar hidrostática é de suma importância falar de alguns conceitos como fluidos, densidade, pressão, Princípio de Pascal, empuxo e o Princípio fundamental da hidrostática.
Fluidos
Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Os fluidos também são divididos em líquidos e gases. Líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície estacionária não determinada pelo recipiente que contém o líquido. Os gases apresentam a propriedade de se expandirem livremente quando não confinados (ou contidos) por um recipiente, não formando portanto uma superfície livre.
Densidade
É a relação entre a massa do corpo e seu volume.
A densidade serve para demonstrar o quanto uma substância de determinado corpo é compacta. Quando a densidade é alta, significa que o corpo possui muita massa em pouco volume, e a densidade baixa é quando os corpos possuem pouca massa em grande volume.
A unidade de densidade é g/cm³.
Pressão
É a relação entre a força aplicada perpendicularmente sobre um corpo e a sua