Hidrologia
- Hidrologia: Ciência e Aplicação:
- Atribui-se ao “U. S. Federal Council for Science and Tecnology”, a seguinte definição para a Hidrologia:
- É a ciência que trata da água da Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua reação com o meio ambiente, incluindo sua relação com as formas vivas.
- É uma disciplina consideravelmente ampla, abrangendo uma grande parte do conhecimento humano.
- Algumas áreas em que a hidrologia foi subdividida são:
- Hidrometeorologia: refere-se a parte da ciência que trata da água na atmosfera.
- Limnologia: refere-se ao estudo dos lagos e reservatórios.
- Potamologia: trata do estudo dos arroios e rios.
- Glaciologia: é a área da ciência relacionada com a neve e o gelo na natureza.
- Hidrogeologia: é o campo científico que trata das águas subterrâneas.
- A Hidrologia é uma ciência interdisciplinar que tem tido evolução significativa em face aos problemas crescentes, resultados da ocupação das bacias, do incremento significativo da utilização da água e do resultante impacto sobre o meio ambiente do globo.
- Profissionais de diferentes áreas como engenheiros, agrônomos, geólogos, matemáticos, estatísticos, geógrafos, biólogos, entre outros, atuam nas diferentes sub-áreas dessa ciência.
- A Hidrologia evoluiu de uma ciência preponderantemente descritiva e qualitativa, para uma área de conhecimento onde os métodos quantitativos têm sido explorados através de metodologias matemáticas e estatísticas, melhorando de um lado os resultados e de outro explorando melhor as informações existentes. - No âmbito da utilização de Hidrologia em Recursos Hídricos (Engenharia Hidrológica), a mesma é entendida como a área que estuda o comportamento físico da ocorrência e o aproveitamento da água na bacia hidrográfica.
- Quantificando os recursos hídricos no tempo e no espaço e avaliando o impacto da modificação da bacia hidrográfica sobre o