Hidrografia
LINDA MARA ABALEM PEREIRA
ROBSON LIZ CORDEIRO
Hidrografia
PARANAGUÁ
2014
LINDA MARA ABALEM PEREIRA
ROBSON LIZ CORDEIRO
Hidrografia
Pesquisa apresentada ao curso de história da Universidade Estadual do Paraná, Campus FAFIPAR, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de geografia.
PARANAGUÁ
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 ÁGUAS OCEÂNICAS 6
2.1 MARES 7
2.2 CARACTERÍSTICAS 9
3 ÁGUAS CONTINENTAIS 12
3.1 BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS 14
3.1.1 CARACTERÍSTICAS GERAIS 15
3.1.2 BACIA AMAZÔNICA 16
3.1.3 BACIA DO TOCANTINS-ARAGUAIA 17
3.1.4 BACIA PLATINA 18
3.1.5 BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO 19
3.1.6 BACIAS SECUNDÁRIAS 20
REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO
A parte externa do Planeta Terra é recoberta por água em aproximadamente 70% de sua extensão. Esta superfície delineia sobre o globo um estrato sem solução de continuidade. A hidrosfera é justamente a totalidade desta esfera povoada por água de toda qualidade, sólida, líquida e gasosa.
Assim, ela é composta por águas marinhas, muitas delas salgadas, pelas que se convertem em gelo, por substâncias gasosas úmidas, águas que percorrem a camada subterrânea, além de rios, lagoas, lagos e mares. De todo este reservatório, os oceanos contribuem com a maior parcela - 97,3% do conjunto da hidrosfera. Aparentemente o Homem tem a sua disposição um potencial hidrográfico substancial, mas é preciso lembrar que somente 0,007% dele é passível de ser consumido pelo ser humano.
A expressão hidrosfera provém do grego ‘hidro’ mais ‘esfera’, sendo traduzida como esfera da água. Ela constitui um dos ramos da biosfera, soma de todos osecossistemas terrestres. Os seres vivos que residem na água ou, de alguma forma, necessitam essencialmente dela, bem como todos os recantos aquáticos, integram igualmente a hidrosfera.
Ela elaborou, em conjunto com a atmosfera, os