hidroelétrica balbina
HISTORIA
A Lagoa de Ibirité, também chamada de Lagoa da Petrobrás, localiza-se na divisa dos municípios de Sarzedo e Ibirité, Minas Gerais, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A lagoa da foi criada em 1968 pela Petrobrás com o intuito de fornecer água necessária ao funcionamento da Refinaria Gabriel Passos (REGAP). Foi construída com a finalidade de maior captação de água para o uso industrial, e não para o consumo humano.
Faz parte da bacia Ribeirão Sarzedo, localizada na bacia do rio Paraopeba, um dos principais afluentes do rio São Francisco. A Lagoa de Ibirité foi criada a partir do represamento de parte do curso deste ribeirão, e passou a constituir uma das principais fontes de água para a refinaria.
QUESTÕES POLÍTICAS
A lagoa de Ibirité encontrada em completo descaso é alvo de discussões e acusações políticas, onde no meio da discussão estão a Prefeitura de Ibirité e a Petrobrás, que se encontram num jogo de empurra há tempos. No ano de 2002 o IGAM, a Prefeitura de Ibirité e a Petrobrás decidiram melhorar a qualidade da água da lagoa através da construção de uma ETAF (Estação de Tratamento de Águas Fluviais). O acordo firmado definia que o IGAM escolheria a empresa responsável pelas obras, a Petrobrás ficaria responsável pelo financiamento da obra e o município de Ibirité ficaria com os custos de operação da estação. Porém, com a conclusão da ETAF em 2004, o município constatou que os custos operacionais seriam muito mais elevados do que o estimado, então alegando não possuir recursos financeiros para operar a estação, e acusando a Petrobrás de ter subestimado os custos, a prefeitura abandonou o aparelhamento. A Copasa seria a então responsável pela operação da ETAF, mas se recusou a assumir a estação anunciando que o projeto foi mal formulado, já que não solucionaria os problemas de contaminação da lagoa. Atualmente a Estação de Tratamento de Águas Fluviais permanece inoperante.
Em 2011, a Prefeitura de