Hidrodinâmica
O presente trabalho visa expor uma pesquisa sobre a Hidrodinâmica. A importância desta pesquisa baseia-se no fato de que dia a dia podemos ver a sua presença em nossas vidas. O trabalho apresentará o conceito de hidrodinâmicas e como, ao longo dos anos, cientistas e pesquisadores tentam explicar este fenômeno tão presente através de conceitos, cálculos, teorias, etc.
O que é? A hidrodinâmica é a responsável pelo estudo do movimento dos fluídos. Sua aplicação prática acontece nos sistemas de abastecimento de água, irrigação das terras, entre outros.
1. Tipos de Escoamento: Escoamento Estacionário – também conhecido como laminar, é obtido quando a velocidade de escoamento é pequena, ou seja, quando a velocidade de escoamento for a mesma em todos os pontos. Ex.: a água de um rio calmo, escoamento de ar e gases. Escoamento não estacionário ou turbulento – é quando a velocidade do fluído varia no decorrer do tempo. Ex.: quedas d´água em virtude de rochas e outros obstáculos existentes.
2. Viscosidade: A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta. O tamanho dos tubos (diâmetro) e a viscosidade do fluído influenciam muito no escoamento de fluídos através de tubos, isso porque, com a viscosidade, aparecem forças de movimento relativo entre as camadas do fluído, o que ocasiona a dissipação de energia mecânica.
3. Vazão: Vazão ou caudal é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa. Sua unidade no SI é m³/s.
Q = vazão
V = volume do fluído t = tempo
EX. 1: Uma mangueira é conectada em um tanque com capacidade de 10000