Hidrocefalia
O cérebro é envolvido por um liquido chamado de líquor ou liquido céfalo-raquidiano (LCR) cujas funções básicas são hidratar e proteger. Este liquido está presente também dentro do cérebro em algumas cavidades que são chamadas de ventrículos. O acúmulo deste liquido dentro dessas cavidades com conseqüente dilatação dos ventrículos é chamado de hidrocefalia.
Tipos de Hidrocefalia
A hidrocefalia pode ser congênita ou adquirida: A hidrocefalia congênita é presente no nascimento e pode ser causada por eventos que ocorrem durante o desenvolvimento fetal ou por anormalidades genéticas. A hidrocefalia adquirida desenvolve na hora do nascimento ou em algum ponto depois. Esse tipo de hidrocefalia afeta pessoas de todas as idades e pode ser causada por lesão ou doença.
A hidrocefalia pode ser comunicante ou não-comunicante: A hidrocefalia comunicante ocorre quando o fluxo de líquido cerebroespinhal é bloqueado depois de sair dos ventrículos. Essa forma de hidrocefalia é chamada comunicante porque o líquido cerebroespinhal ainda pode fluir entre os ventrículos, os quais permanecem abertos. A hidrocefalia não-comunicante, também chamada obstrutiva, ocorre quando o fluxo de fluido cerebroespinhal é bloqueado em uma ou mais das passagens estreitas que conectam os ventrículos. Uma das causas mais comuns de hidrocefalia é estenose aquedutal. Nesse caso, a hidrocefalia resulta de estreitamento do aqueduto do Sylvius, uma pequena passagem entre o terceiro e quarto ventrículo no meio do cérebro.
Há duas outras formas de hidrocefalia que não se encaixam exatamente nas categorias já mencionadas e as quais afetam primariamente adultos: hidrocefalia ex-vácuo e hidrocefalia de pressão normal.
A hidrocefalia ex-vácuo ocorre quando um derrame ou uma lesão traumática causa dano ao cérebro. Nesses casos, o tecido cerebral pode encolher. A hidrocefalia de pressão normal é uma hidrocefalia adquirida comunicante, onde os ventrículos estão dilatados, no entanto, não há