HIDROCARBONETOS
Os haloalcanos, também conhecidos como haletos de alquila (português brasileiro) ou halogenetos de alquilo (português europeu), correspondem ao grupo de compostos pertencentes à função orgânica derivados halogenados obtidos pela halogenação de alcanos como o metano e o etano.
Vários grupos de haloalcanos são conhecidos sob as mais diversas denominações comerciais, destacando-se principalmente os CFCs ou clorofluorcarbonos que ganharam certo destaque na imprensa em virtude de seu impacto negativo sobre o ambiente, no que tange ao comprometimento da integridade da ozonosfera.
Os haloalcanos são compostos químicos derivados dos alcanos pela substituição de um ou mais átomos de hidrogênio por igual número de átomos de halogênio. A reação de substituição pode ocorrer com flúor, cloro, bromo ou iodo e resulta em fluoralcanos, cloroalcanos, bromoalcanos e iodoalcanos (oneto de aquila) respectivamente.
A halogenação cruzada também é possível sendo que o melhor exemplo corresponde aos clorofluorcarbonos (CFC) onde se destaca principalmente o freon, denominação geral aplicada a esses grupos de compostos e que é marca registrada das indústrias.
Nomenclatura
Existem dois tipos de nomes para haletos de alquila: nomes comuns (para os mais simples) e nomes IUPAC (nomeá-los como um alcano com um halogênio ligado na forma de cadeia lateral). Nomes comuns:
Eles são nomeados como haletos de alquila, ou seja, dado seu halogênio "uro" de rescisão e a cadeia de hidrocarbonetos é dado a conclusão "OIT". Existem exceções para alguns compostos por clorofórmio exemplo (triclorometano).
Nomes IUPAC:
* São nomeados como os alcanos: selecione a cadeia mais longa, são números começando com a extremidade mais perto de ter um substituinte (um grupo de carros ou um halogênio).
* Citado em primeiro lugar, seguido do nome do hidrocarboneto, halogênio, indicando a posição que ocupa o halogênio na cadeia. Se você vê o mesmo repetido halogênio, usados prefixos: di,