Hidrocarboneto - petróleo
O petróleo é o sangue da civilização moderna. Alimenta a grande maioria dos equipamentos de transportes mecanizados mundiais – automóveis, camiões, aviões, comboios, navios, equipamentos agrícolas, militares, etc. O petróleo é também a principal matéria-prima dos produtos químicos que são essenciais à vida moderna. Este estudo trata da escassez física mundial do petróleo convencional que está por vir – um acontecimento que tem potencial para provocar roturas e dificuldades nas economias de todos os países. A dádiva terrena do petróleo é finita e a procura do petróleo continua a aumentar com o tempo. Neste sentido, os geólogos sabem que, numa data futura qualquer, a oferta de petróleo convencional não será capaz de continuar a satisfazer a procura mundial. Nessa altura a produção de petróleo convencional terá atingido o seu pico e começará a diminuir.
HIDROCARBONETO - PETRÓLEO
O que é o Petróleo?
O petróleo consiste fundamentalmente de átomos de carbono, Hidrogênio e quase sempre de Enxofre; sob a forma de Hidrocarbonetos.
O Enxofre não é componente de um hidrocarboneto, porém contamina-os e deve ser retirado, Pois é responsável pelo mau cheiro dos produtos da queima de combustíveis, atrapalha o funcionamento do motor e faz com que o combustível se torne corrosivo e é também responsável pela formação da chuva ácida.
São hidrocarbonetos de cadeia aberta (acíclica ou alifática) e saturada (apenas ligações simples do tipo sigma).
Possuem fórmula geral: CnC2n+2
Exemplos: CH4 metano; C2H6 etano; C3H8 propano; C4H10 butano; etc. GLP (gás liquefeito do petróleo = gás de cozinha = mistura de propano e butano).
Como o Petróleo é formado?
A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos iam sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão