Hidrocarbonetos do Petróleo
Um Hidrocarboneto é um elemento composto apenas por átomos de hidrogênio(H) e carbono(C). São unidos por ligações covalentes, como ocorre em todos os compostos orgânicos. Por conta de suas estruturas, possuem várias classificações. Sua fórmula geral é CxHy, onde C representa o átomo de carbono e H o átomo de hidrogênio, x é o numero de carbonos e y o numero de hidrogênios.
Algumas características dos Hidrocarbonetos:
As pricipais propriedades são representadas pelo estado físico (inclui PE e PF); pela solubilidade e pela densidade.
Estado físico: O ponto de ebulição PE, e o ponto de fusão PF, aumentam com o aumento do peso molecular.
Os compostos que apresentam até 5 átomos de carbonos são gases à temperatura ambiente; Os compostos que apresentam de 5 a 17 átomos de carbonos são líquidos à temperatura ambiente; Os compostos que apresentam mais de 17 átomos de carbonos se apresentam em forma de cera, o que corresponderia ao estado sólido. Os alcanos incolores não apresentam cheiro e nem sabor.
Solubilidade:
Os alcanos são insolúveis em H2O, solventes polar.
Os alcanos assim como todos os hidrocarbonetos são solúveis em solventes orgânicos não-polares.
Densidade:
Todos os alcanos líquidos têm densidade menor que 1,0, são insolúveis em água, e portanto todos flutuam na água. d = m/V
H20 = 1g/mL
O Petróleo
O que é petróleo?
O petróleo consiste fundamentalmente de átomos de carbono, Hidrogênio e quase sempre de Enxofre; sob a forma de Hidrocarbonetos.
O Enxofre não é componente de um hidrocarboneto, porém contamina-os e deve ser retirado, pois é responsável pelo mau cheiro dos produtos da queima de combustíveis, atrapalha o funcionamento do motor e faz com que o combustível se torne corrosivo e é também responsável pela formação da chuva ácida.
Como o petróleo é formado?
A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos.