hidreletricas
Fontes de energia: Hidreletricas
Progresso Científico
Progresso Científico
O proveito da energia da água em movimento tem sido utilizado há séculos. Os Gregos e Romanos da antiguidade usavam a roda-d'água, que opera sob o mesmo princípio que a turbina, para girar maquinários. A roda-d'água também era conhecida na China antiga. Na Europa, a partir da era medieval, a água em movimento impulsionava rodas-d'água que moíam milho ou trigo, transformando-os em farinha. Moinhos de água alimentavam fábricas têxteis na Inglaterra e Nova Inglaterra no início do século XVII. O desenvolvimento de uma turbina movida a vapor tornou a energia da água ainda mais eficiente.
Usinas elétricas e hidrelétricas surgiram mais ou menos na mesma época, no fim do século XIX. Em 1878, a residência do inventor britânico Lord Armstrong, tornou-se a primeira casa alimentada por uma usina hidrelétrica. Dois anos depois, a cidade de Grand Rapids, no Michigan, conectou uma turbina de água a um tipo antigo de gerador elétrico. Essa combinação criou energia suficiente para iluminar teatros e fachadas de lojas. Em 1881, forneceu iluminação de rua em Niágara Falls, Nova York.
A primeira usina de energia hidrelétrica foi aberta em 1882, no Rio Fox. O proprietário de um moinho de papel local ligou uma turbina movida a água a um gerador. A primeira usina produziu apenas 12,5 quilowatts de eletricidade, o suficiente para alimentar dois moinhos de papel e a casa do proprietário do moinho. Em 1886, uma usina maior, com energia suficiente para alimentar o sistema de bondes elétricos, substituiu a usina original.
A energia hidrelétrica cresceu rapidamente depois disso. Em 1886, havia 45 usinas hidrelétricas nos Estados Unidos. Em 1889, 200 usinas estavam gerando eletricidade usando água para produzir parte ou toda a energia.
Ao mesmo tempo, usinas hidrelétricas foram abertas em todo o mundo. A Itália construiu sua primeira usina