hidraulica
1- OBJETIVO 2
2- INTRODUÇÃO 2
3- MATERIAIS UTILIZADOS 3
4- PROCEDIMENTO 3
5- DESENVOLVIMENTO 3
6- FOTOS 4
7- CONCLUSÃO 4
8- BIBLIOGRAFIA 4
1- OBJETIVO
Neste trabalho temos como objetivo realizar de forma pratica todo o conhecimento adquirido em sala de aula. Esses exercícios vêm mostrar o tipo de situações que podemos encontrar no mercado de trabalho e como engenheiros deveram desenvolver e executar nos padrões técnicos e normas vigentes em nosso pais. O objetivo desta prática consiste identificar componentes, válvulas e meios para elaboração de circuito para avaliação de forças de avanço e retorno.
2- INTRODUÇÃO
Automação hidráulica é utilizada a fim de tornar mais rápido e seguro alguns processos que antes deveriam ser realizados manualmente. Algumas definições são necessárias para se compreender como se da o funcionamento de um sistema de automação hidráulica. O autor Eng. FIALHO, Arivelto, pg. 16, nos mostra alguns desses conceitos:
1.1.2 Fluido: É qualquer substância capaz de escoar e assumir a forma do recipiente que o contém.
1.1.3 Hidráulica: [...] É responsável pelo conhecimento das leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulagem e o controle do fluido agindo sobre suas variáveis (pressão, vazão, temperatura, viscosidade).
1.1.4 Hidrostática: Ciência que trata dos líquidos sobre pressão (mecânica dos fluidos estáticos, seguida de condições de equilíbrio dos fluidos)
1.1.5 Hidrodinâmica: Ciência que trata dos líquidos em movimento (teoria da vazão), e mais precisamente de sua energia cinética.
1.1.6 Pressão: Em termos de hidrostática, defini-se pressão como sendo a força exercida pelo fluido por unidade de área do recipiente que o contém.
A automação hidráulica, quando comparada à automação pneumática se mostra um sistema muito mais robusto no quesito instalação, porém é um sistema capaz de exercer muito mais força, sendo assim suporta maiores cargas.
Os atuadores, válvulas e componentes de uma